Bananal

 

A cidade de Bananal, tombada pelo Patrimônio Histórico, é hoje uma estância turística, histórica e ecológica que encanta o visitante por sua bela paisagem, pelos casarões de antigos barões do café, que simbolizam toda a nobreza do período em que a cidade cunhava sua própria moeda e representava a elite do Império.

Localizada ao pé da Serra da Bocaina - importante reserva ecológica -, possui patrimônio natural invejável, patrimônio histórico e arquetetônico que, no passado, lhe fez merecer o odjetivo de "Princesa da Província de São Paulo". Ainda hoje a cidade mantêm suas construções oitocentistas e as sedes das fazendas imperiais como imponentes símbolos da nobreza e glória do passado, deixando um testemunho da solidez dessa cidade, que foi uma das cidades mais ricas do Vale do Paraíba durante quase todo séc. XIX.

Quem visita a cidade testemunha seus serenos costumes, a excelente qualidade de vida, o clima privilegiado e a beleza de suas paradisíacas cachoeiras. Pode, ainda, conhecer sua tradicional produção artesal de artigos de crochê, doces e cachaças e inteirar-se a respeito da história da cidade, que é contada em cada rua, em cada construção, em cada árvore centenária, em cada curva... Com isso, pode-se voltar a um período que poucas cidades tiveram o privilégio de preservar.

Hoje, Bananal pode mostrar esse oásis de tranquilidade aos olhos dos sedentos por respostas sobre o passado de nosso país. O visitante já sai daqui com uma sensação de saudade...

 

Fonte: GRAÇA, Plínio (Org.). Estância Turística e Ecológica de Bananal: Terra dos Barões do Café. São Paulo: Noovha América, 2006. 

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode